O Mogno Mais Verde


Mais Verde Madeiras – Apresentação Institucional (Youtube/Mais Verde Madeiras)

O crescimento populacional e econômico traz consigo uma crescente necessidade de recursos naturais, cada dia mais escassos. Se nada for feito, produtos outrora acessíveis a todos não estarão mais disponíveis para as gerações vindouras.  Quando se trata de produtos mais cobiçados e com pouca disponibilidade no mercado, a situação é ainda mais preocupante.

O Mogno se enquadra nesse grupo. É uma madeira exclusiva das zonas tropicais e largamente procurada pelas pessoas de posses nos países europeus, de cujas colônias eram extraídos. Em tempos mais recentes, o Brasil passou a destacar-se como um grande fornecedor deste tipo de madeira —  Swietenia sp. Mas,  com as restrições ao extrativismo tradicional e eventualmente predatório, principalmente na área do bioma Amazônia, a oferta  ficou aquém da demanda.

Atualmente, a preferência pelas espécies Africanas —  Khaya sp   aumentou, devido ao fato de as mesmas produzirem troncos mais uniformes, além de não serem tão suscetíveis a ataques por brocas, que danificam o cerne das árvores, prejudicando sua utilização. Da mesma forma, o extrativismo destes mognos na África tem gerado insegurança no mercado, pela sua limitação e condições de retirada.

Neste ambiente de comprometimento ambiental, a Mais Verde foi criada há 15 anos. Inicialmente, como uma empresa de consultoria e gestão ambiental e, posteriormente, com o plantio de Mogno Africano para um extrativismo racional e renovável.

A plantação está localizada em Cachoeira Alta/GO, a Serraria e Marcenaria estão localizadas em Caçu/Go, na região Centro-Oeste do Brasil, com escritórios comerciais também nas cidades de Rio Verde/GO/Brasil e Miami/FL/EUA.

A empresa conta também com assessoria técnica especializada e parceria com Universidades.

Toda a área da fazenda está nos moldes de sustentabilidade ambiental, atuando sempre com a devida responsabilidade social que o projeto requer, focando nesses aspectos sua missão.

A Mais Verde defende uma política de parceria com outros produtores, que trabalham com os mesmos valores, mantendo, entre si, troca de informações para sobre manejo e apoio para comercialização de suas florestas, visando ao aprimoramento, incremento do produto e, principalmente, ao aumento da oferta no mercado.